Campo Grande, 09 de maio de 2024
O livro foi organizado pelo advogado José Marcos Maksoud Júnior e expõe o drama dos júris
Reminiscências do Tribunal do Júri, este é o título do mais novo lançamento da Editora Sorian, que reúne depoimentos de nove juristas sul-mato-grossenses sobre suas experiências no Tribunal do Júri. A iniciativa da obra é do Advogado José Marcos Maksoud Júnior, organizador que trabalhou na escolha e reunião dos textos.
O lançamento está previsto para o dia 14 de maio, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande, ocasião em que os autores, incluindo o apresentador e prefaciador, farão a noite de autógrafos e dedicatórias.
O livro conta com a apresentação do Juiz de Direito Aluízio Pereira dos Santos e é prefaciado por Carlos Alberto Garcete, também magistrado com forte e densa atuação na presidência de júris. Os juristas Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos, Fábio Trad, José Arturo Bobadilla Garcia, José Belga Assis Trad, José Marcos Maksoud Júnior, José Roberto Rodrigues da Rosa, Luciana do Amaral Rabelo, Pedro Paulo Sperb Wanderley e Ricardo Wagner Pedrosa Machado Filho relatam casos dramáticos que vivenciaram na tribuna do Júri. Lances pitorescos, improvisos e rompantes decisivos, coincidências enigmáticas, tensões e angústias permeiam as páginas desta obra que expõe detalhes e nuances de julgamentos decididos pela própria sociedade.
Na visão do organizador José Marcos Maksoud Júnior, “o Júri é o ápice da sabedoria judiciária, uma vez que conjuga a humildade togada da técnica com a incandescência dramática do juízo popular. Sem júri, o sistema não teria a oxigenação que só o julgamento direto do povo proporciona”.