Supremo Tribunal Federal divulga nova tabela de custas processuais

Campo Grande, 24 de maio de 2024
Os valores poderão ser recolhidos na plataforma digital PagTesouro
Imagem notícia Supremo Tribunal Federal divulga nova tabela de custas processuais
Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a atualização da tabela de custas e de porte de remessa e retorno dos autos, instituída pela Resolução nº 833. Segundo a resolução, a atualização leva em conta a aplicação da taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

A resolução ainda prevê a isenção de custas e do porte de remessa e retorno nos casos de processos criminais, salvo os de natureza privada; nos processos de natureza eleitoral; nas ações civis públicas e nas ações populares, salvo comprovada má fé; e aos amparados pela assistência judiciária gratuita.
Além disso, o porte de remessa e retorno dos autos não será exigido quando se tratar de recursos interpostos junto aos tribunais sediados em Brasília, sem utilização dos serviços dos Correios e recursos interpostos por meio do processo eletrônico, com exceção daqueles em que o relator requisitar os autos físicos.
Os valores poderão ser recolhidos na plataforma digital PagTesouro (https://pagtesouro.tesouro.gov.br/docs/), nas modalidades de pagamento disponíveis: por GRU do tipo cobrança, emitida no site do STF; e por meio do tesouro público local – no caso de remessa e retorno – e tesouro público local e federal – no caso de apenas remessa – quando o tribunal de origem for do Poder Judiciário estadual.
No mês de abril, o STF disponibilizou o novo serviço de consulta a recolhimento de custas processuais, com a finalidade de oferecer mais transparência e tornar mais ágil o trâmite de recursos.
As tabelas com os valores atualizados podem ser consultadas no link https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/custaProcessual/anexo/Resolucao_833_2024.pdf.