Por: Angélica Colman
Neste domingo (25) o ex-presidente Jair Bolsonaro convocou seus apoiadores em uma manifestação pacifica, na Avenida Paulista, em São Paulo, para demonstrar apoio em meio às investigações da Polícia Federal (PF) por suposta tentativa de golpe de Estado.
Com movimentação intensa, com a presença de apoiadores vestindo camisetas verde e amarela, e com bandeiras espalhadas por todos os cantos, Bolsonaro e sua esposa chegaram a Avenida Paulista, por volta das 14h40 (horário de Brasília).
Em entrevista ao site O Garantista, o advogado José Trad acredita que as manifestações não tenham interferido nas investigações contra Jair Bolsonaro. “Não acho que as manifestações de ontem tenham interferência. Nem positivas, nem negativas. Ele se referiu a uma minuta de estado de defesa ontem, mas não acho que ele se complique por isso. O problema é o que ele fez nos verões passados. Isso, sim, o implica fortemente nos inquéritos”, comenta José Trad.
Já para o advogado Tiago Bana Franco, as manifestações, da maneira como foram feitas, tendem a acirrar a disputa que há entre o Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF). “Possivelmente o STF andará com mais pressa na tentativa de criminalizar qualquer conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse Tiago.
A manifestação foi destaque na imprensa internacional, onde mostrou a força política do ex-presidente, mesmo diante de sua inelegibilidade.
“É muito claro, que o STF é a voz antagônica ao presidente Jair Bolsonaro, como a todos os seus apoiadores, e que a manifestação de ontem, devido ao seu tamanho, e à repercussão mundial que ela trouxe, vai fazer com que o STF acelere o julgamento de eventual crime que tenha sido praticado pelo presidente Bolsonaro para que ele seja retirado da vida pública brasileira”, finalizou a entrevista ao site O Garantista, o advogado Tiago Bana Franco.