GOLPE DO FALSO ADVOGADO: TJMS faz alerta à população

Campo Grande/MS, 11 de abril de 2025.

Por Poliana Sabino.

Na manhã desta sexta-feira, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) publicou em seu site oficial (tjms.jus.br) um alerta à população sobre golpes que vêm sendo aplicados por organizações criminosas atuantes em diversos estados do país.

Na ocasião, os criminosos, utilizando dados de processos em trâmite no Poder Judiciário estadual, se passam por advogados para abordar as vítimas. Eles criam situações falsas em que alegam precisar dos dados da pessoa para dar andamento no processo, pagar certidões ou liberar valores supostamente disponíveis.

O golpe do falso advogado, que vem sendo aplicado com frequência, já fez diversas vítimas entre os clientes de escritórios de advocacia em Campo Grande/MS.

O advogado William Maksoud Machado, que possui escritório na Comarca, afirmou em entrevista ao site O Garantista que alguns de seus clientes foram alvo dos golpistas. Segundo ele, os criminosos enviaram mensagens de um número desconhecido, com sua foto no perfil, solicitando pagamentos de custas processuais para que os clientes pudessem receber um alvará judicial futuramente.

William relatou que, recentemente, uma de suas clientes caiu no golpe.

Nesse caso, os criminosos enviaram mensagens pelo aplicativo WhatsApp, utilizando um número que não pertence ao advogado, mas com sua foto verdadeira. Nas mensagens, pediam uma quantia em dinheiro para o pagamento de “amparos municipais” e “juros processuais”, como certidões DARF e IR, alegando que a cliente havia obtido êxito em uma ação civil que realmente está em andamento.

A cliente, acreditando nas mensagens — que incluíam até fotos simulando uma mesa da auditoria fiscal e uma suposta cópia da sentença —, realizou transferências via PIX e TED, totalizando aproximadamente R$ 50.000,00.

Ela só descobriu que havia sido vítima de um golpe ao comparecer pessoalmente ao escritório do verdadeiro Dr. William Maksoud e constatar que ele não estava em audiência e tampouco havia enviado tais mensagens.

Maksoud relatou ainda que essa cliente não foi a única vítima. Outros clientes também receberam mensagens semelhantes, mas, ao contrário da cliente mencionada, não caíram no golpe.