Campo Grande, 14 de março de 2024
A prova de residência da Universidade de São Paulo ocorreu no dia 10 de dezembro de 2023. Os aprovados na primeira fase, seguiram para a próxima etapa, que era de avaliação curricular.
A nota atribuída a Vinicius Maksoud, após as duas etapas, foi de 62,20, num total de 100. Ocorre que, a nota conferida ao concorrente o deixou em décimo sexto lugar, de fora, portanto, das 15 vagas disponíveis. Mesmo com o recurso administrativo, que lhe garantiu mais alguns pontos, a sua nota ainda não lhe garantia a vaga pretendida.
No entanto, os advogados Fábio Azato e Luiz Guilherme Melke, após analisarem o edital, verificaram que o direito líquido e certo de Vinícius havia sido violado. “Eles não consideraram 0,5 pontos por ele não ter a conclusão do curso de idiomas, o TOEFL e CAMBRIDGE”, disse o advogado Luiz Guilherme Melke.
“O Edital, no entanto, só exigia proficiência em inglês. Como detectamos a ação injusta da autoridade particular, impetramos com o Mandado de Segurança, que foi eficaz para admiti-lo na residência médica”, finaliza o advogado Fábio Azato.