A última sessão do Desembargador Paschoal Carmello Leandro

Campo Grande, 05 de julho de 2024

Nesta quinta-feira (4) realizou-se a sessão da 1ª Câmara Criminal, para o julgamento de 14 processos pautados. O ponto alto do julgamento, foi a homenagem feita ao Desembargador Paschoal Carmello Leandro, que participou pela última vez de uma sessão como Desembargador.

Aprovado em concurso público, foi nomeado para o cargo de juiz substituto em 1983 em Aquidauana. Atuou como juiz de direito em 1984 em Rio Brilhante. Em 1986, em Jardim e em 1990, na Comarca de Campo Grande.

Em 2005, foi promovido, por merecimento, a Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em 2013 foi designado para a função de Ouvidor Judiciário.

Assumiu a função de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça em 2014. Presidiu o Comitê Estadual de Saúde e Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Tribunal de Justiça em 2015-2016. Foi designado para a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em 2016; exerceu a função de Presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Exerceu o cargo de Presidente do TJ/MS no Biênio 2019/2020 e assumiu a vaga de presidente do TRE em maio de 2023.

Em sua última sessão, visivelmente emocionado, o Desembargador recebeu da Desembargadora Elizabeth Anache uma placa condecorativa em sua homenagem.

O Desembargador Dorival Renato Pavan, fez um discurso carinhoso em homenagem ao colega, ressaltando sua dedicação, honestidade, simplicidade e cordialidade com todos.

O Desembargador Paschoal Carmello Leandro, visivelmente emocionado, agradeceu as homenagens e o apoio recebido da sua família durante sua trajetória à frente do Judiciário, agradeceu a presença de sua família, sua esposa Celia Leandro, amigos, advogados, Juízes, assessores e servidores. “Foram 41 anos de atuação, 19 anos deles no Tribunal e essa foi minha dedicação ao Judiciário. Agora parto para outro caminho, ainda não sei como, ainda não me sinto pré-aposentado, mas uma coisa que eu vejo, o carinho de todos os meus colegas, dos servidores e aqui vivi uma vida maravilhosa compartilhando o dia a dia com vocês. Agradeço imensamente o que vocês estão fazendo”, disse Paschoal.

Estavam presentes os desembargadores Marcelo Raslan, Emerson Cafure, Carlos Eduardo Contar, Ruy Celso B. Florence, Waldir Marques, Lúcio R. da Silveira, Marco André Hanson, Jonas Hass S. Júnior, Geraldo Santiago, Luiz Gonzaga M. Marques, Fabio P. Salamene, Jaceguara Dantas e o procurador Sergio Harfouche.

O Desembargador Paschoal Carmello honrou cada dia dos seus 41 anos dedicados à magistratura sul-mato-grossense.