A trajetória inspiradora de Humberto Lapa Ferri

Campo Grande, 03 de julho de 2024

Por Júnior Maksoud

DENTRO
Promotor Humberto Lapa Ferri

“Não se limite ainda na faculdade, a querer ser criminalista, civilista, trabalhista ou qualquer ‘ista’. Aprenda tudo!”, este é o conselho do paulistano Humberto Lapa Ferri, aos acadêmicos que trilham o seu caminho rumo a atividade profissional.

Aprovado em primeiro lugar no XVII Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso no Ministério Público, o Promotor de Justiça, completará no dia 21 de dezembro de 2024, 24 anos de promotoria, contou ao Garantista parte de sua belíssima e inspiradora trajetória profissional.

O Garantista: Passou com quantos anos no Ministério Público?

Humberto Lapa Ferri: Passei no MP em 2000. Tinha 25 anos.

O Garantista: Chegou a advogar?

Humberto Lapa Ferri: Passei na OAB, mas não advoguei. Fui aprovado em concurso de Técnico Judiciário do TRT. Filho de advogado trabalhista e de fiscal do trabalho.

O Garantista: Qual é a sua trajetória dentro do Ministério Público?

Humberto Lapa Ferri: Fui aprovado no XVII Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso no Ministério Público, e tomei posse em 21 de dezembro de 2000.

Fui promotor titular das comarcas de São Gabriel do Oeste, Jardim e Dourados, e atuei também em substituição nas cidades de Rio Negro, Bandeirantes, Nioaque, Bonito, Bela Vista, Porto Murtinho, Itaporã e Sidrolândia.

Já exerci o cargo de presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos membros do Ministério Público no período de 2009/2011. E atuei em Campo Grande nas Promotorias de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e Cidadania, do Consumidor e do Tribunal do Júri.

Atualmente sou titular da 31ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Campo Grande.

O Garantista: Qual conselho daria aos estudantes de direito?

Humberto Lapa Ferri: O principal conselho aos acadêmicos de Direito é para que não desperdice a oportunidade de se aperfeiçoar. Estude, faça anotações, compartilhe e receba pontos de vista, especialmente os divergentes aos seus. Construa pontes, ao invés de muros. Converse e debata com seus professores, seus colegas de turma e futuros colegas de profissão, com profissionais que já atuam na área e que você admira. Não se limite, ainda na Faculdade, a querer ser criminalista, civilista, trabalhista ou qualquer “ista”. Aprenda tudo! E mais um ponto importantíssimo: não busque se aperfeiçoar apenas profissionalmente, mas pessoalmente. Leia livros, assista filmes, acompanhe as notícias, seja sempre honesto e solidário. Ainda que tenha que ser firme nos posicionamentos e decisões, seja gentil e educado. Tenho absoluta certeza que o sucesso pessoal e profissional será apenas a boa colheita do que você plantar hoje.