A exitosa carreira do procurador-geral Alexandre Ávalo

Campo Grande, 12 de julho de 2024

Por: Angélica Colman

DENTRO
Procurador-geral Alexandre Ávalo

Natural de Campo Grande, de família simples, o advogado, professor e atual procurador-geral Alexandre Ávalo, foi incentivado a mudar de vida, com estudos por sua tia Eva, e pelos pais, estes que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino superior.

Por um período, cursou Análise de Sistemas em Piracicaba/SP, como não se via nesse curso, voltou para Campo Grande, e prestou vestibular para direito.

Aos poucos foi se apaixonando pelo curso, seu primeiro estágio foi no Tribunal Regional Eleitoral, em seguida estagiou em escritórios de advocacia e, logo após pegar a OAB, se tornou advogado associado do escritório onde fazia estágio.

“Como advogado conclui minha 1ª pós (em direito processual), em seguida percebi que precisava me qualificar ainda mais para fazer a diferença na advocacia, então, fiz uma imersão de estudos em cursos de extensão em São Paulo por um período, tive a chance de viver uma vida de estudante após já ser advogado e pós-graduado, o que foi muito edificante pra mim”, lembra.

Primeiro advogado e professor de direito da família, fez um teste no Tribunal de Justiça, e logo depois foi convidado a se tornar assessor jurídico em segunda instância.

“O trabalho era justamente a análise de recursos que chegam aos tribunais, pensei que poderia ser mais uma experiência profissional que iria somar e, naquele momento, realmente somou profissionalmente”, explica.

Alexandre fez a 2ª e a 3ª pós (constitucional e tributário), escreveu diversos livros jurídicos, fez mestrado em direito, onde escreveu sobre o acesso à justiça como direito fundamental, e é palestrante em eventos jurídicos em todo Brasil. “Depois de ‘afiar o machado’, passo a passo com muito estudo e trabalho, advogando cada dia com mais experiência e qualificação, percebi que fui ganhando mais autonomia intelectual e profissional, sempre com total dedicação e com foco no melhor resultado (full time)”, comenta.

Na sua trajetória na advocacia, por vezes procurado para ajudar colegas experientes e ex-alunos com recursos em demandas estratégicas, notou a dificuldade de muitos advogados em buscar as instâncias superiores. “Alinhado a nossa advocacia, esse, então, se tornou mais um projeto, propósito e desafio: ajudar advogados a fazerem recursos campeões para reverter a decisão ou se manterem vitoriosos. Tudo isso no ambiente digital”, lembra.

Como advogado, Alexandre disse ao site O Garantista que se sente como ‘a voz de quem representa e ajuda efetivamente na transformação da vida das pessoas’, já como professor repercuti conhecimento, além de toda a experiência prática adquirida no exercício de todas a missões que já enfrentou na carreira.

“Eu sempre tive comigo que devemos ser flexíveis às mudanças. Você é do tipo que programa começo, meio e fim, que estabelece um planejamento inflexível? Ou também está atento e aberto as novas possibilidades que a vida pode lhe apresentar? Você tem flexibilidade comportamental? A vida para mim é isso, estar sempre aberto as mudanças, pois a zona de conforto me deixa entediado e nunca sabemos o que nos espera no mundo das possibilidades”, finaliza.

Alexandre é advogado, professor de direito, e atualmente, está à frente da Procuradoria-Geral de Campo Grande.