Homem que auxiliou comparsa em tentativa de homicídio é julgado pelo Tribunal do Júri nesta quinta-feira

Por Poliana Sabino

Campo Grande/MS, 06 de fevereiro de 2025

O réu H.S.F.S. está sendo julgado na manhã desta quinta-feira (06) no Plenário do Tribunal do Júri da Capital, em Mato Grosso do Sul. Ele é acusado de ter auxiliado seu comparsa na execução de um homicídio, que não se consumou devido a circunstâncias alheias à vontade dos agentes.

H.S. foi pronunciado como incurso nas mesmas penas de seu comparsa, W.T.F. da S., autor dos disparos, sendo acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, previsto no artigo 121, §2º, incisos I e IV c/c artigo 14, inciso II, ambos do Código Penal. No entanto, ele também responde pelo artigo 29, caput, do Código Penal, que estabelece que, em caso de condenação, sua pena será aplicada na medida de sua culpabilidade.

O crime

De acordo com a denúncia, o crime ocorreu na tarde de 18 de janeiro de 2022, na Rua José Vilela de Andrade Júnior, ao lado de um posto de reciclagem, no Bairro Paraíso do Lageado, em Campo Grande. Na ocasião, H.S. e W.T. tentaram matar J.M.T., mas a vítima sobreviveu após receber atendimento médico eficaz.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), os acusados procuraram a vítima em um veículo dirigido por H.S., enquanto W.T. estava no banco do passageiro. Ao encontrá-la saindo do posto de reciclagem onde trabalhava, pararam o veículo, W.T. desceu e disparou contra J.M.T., fugindo logo em seguida.

Ainda conforme a acusação, o crime teria sido motivado por um suposto furto e invasão de domicílio que, em tese, teriam sido praticados pela vítima na residência de H.S.

Defesa

A defesa do réu está sendo conduzida pelos advogados Willian Wagner Maksoud Machado e Ricardo Wagner Pedrosa Machado Filho.

 

Processo 0002027-74.2022.8.12.0001