Por redação.
Campo Grande/MS, 16 de agosto de 2024.
Essa semana contaremos a emocionante história da Promotora de Justiça do Estado de Santa Catarina, Daniela Carvalho Alencar, que é natural de Dourados/MS e residiu em Campo Grande/MS por mais de 11 anos.
A sul-mato-grossense relata que desde pequena o Direito fez parte de sua vida, já que sua mãe é advogada e seu pai é Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, assim, sempre esteve no meio jurídico, indo aos fóruns, assistindo audiências e vendo seus pais trabalharem.
Corroborando com o fato de ter interesse e facilidade pela leitura.
Desde que iniciou a graduação, tinha o desejo de ser Promotora de Justiça, se interessando pelo direito penal, processo penal e tribunal do júri.
Logo nos primeiros semestres, já pedia para assistir audiências com seu pai, no fórum de Dourados/MS, lia os processos que estavam em seu gabinete, a fim de entender como funcionava o direito na prática.
Conta que em 2016, quando se formou, já tinha o projeto de iniciar seus estudos para o concurso, porém, somente se programou, com rotina e disciplina, em 2018.
Desde então, foram diversos concursos prestados pelo país, muitas reprovações e experiencias frustradas, porém revela que: “eu sempre falo que chega uma hora para todo concurseiro que ‘as coisas começam a se ajeitar’ e tudo começa a fluir e as aprovações começam a surgir”.
E foi assim que aconteceu com ela. No mês de setembro de 2023, quando foi aprovada para o cargo de Promotora de Justiça, no 43º Concurso do MP/SC, tomando posse em 1º de novembro de 2023.
A Promotora disse que a carreira sempre foi seu sonho, pois de identificou com a atribuição de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. Revelou ainda que através do seu trabalho, defender e servir a sociedade da melhor forma possível, fazendo a diferença na vida de alguém, é o que mais lhe encanta na carreira que decidiu trilhar e o que a faz ser tão gratificante.
Daniela passou no concurso com apenas 29 anos e está no exercício do cargo a menos de 1 anos, porém, completamente realizada.
Por fim, deixou um conselho aos “concurseiros”:
“O principal conselho que eu daria é o famoso combo do concurseiro: dedicação + paciência + persistência. Dedicação, pois é necessário um foco e direcionamento da vida para esse projeto tão difícil. Paciência, pois, é preciso entender o processo do concurso e saber que o caminho é longo para maioria das pessoas, mas é prazeroso ao final. E a persistência que é saber continuar mesmo com as tribulações e tristeza da vida pessoal e da caminhada de concursos.
Diversas vezes irão aparecer situações que irão te fazer duvidar se realmente deve continuar nesse caminho, mas digo com toda certeza: continue, persevere, que no final tudo vai valer a pena.
E digo com experiência da causa: vale muito a pena! O caminho é árduo, mas alcançar um sonho é uma experiência indescritível.”