Mais de 100 mulheres são atendidas na Ação Cidadania Para Elas

Campo Grande, 12 de março de 2024

000senaconbahia

 

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), levou atendimento jurídico para a “Ação Cidadania Para Elas”, realizada no Albano Franco, no último sábado (9). Foram atendidas mais de 100 mulheres e distribuídos 300 panfletos com informações sobre o ciclo da violência e os direitos das mulheres.

A coordenadora do Nudem, defensora pública Zeliana Sabala, destaca a importância da reunião de serviços em um só lugar em prol das mulheres.

“Entre agendamentos, orientações e ações protocoladas, ficou evidente o impacto positivo na vida de cada uma delas. Com o apoio da equipe multidisciplinar do Nudem conseguimos criar um espaço seguro e acolhedor onde as mulheres puderam se sentir ouvidas, respeitadas e orientadas”, destacou a coordenadora do Nudem.

Uma das assistidas, além de orientações, teve um pedido de medida protetiva de urgência renovado durante o evento.

“Não pensei que aqui já fosse possível. Meu casamento acabou por conta da agressividade do meu ex-marido e ainda vejo necessidade da medida”, pontuou a manicure.

A assistida Andrea Bacarji, de 38 anos, recebeu orientações da Defensoria e garantiu o documento de identidade para o filho com autismo.

“Recebi orientações de como agir em uma transferência de veículo e, com ajuda da Defensoria, consegui o atendimento para o RG do meu filho. Não queriam fazer, porque hoje o atendimento é exclusivo das mulheres, mas sou a mãe dele e a Defensoria teve esse olhar”, pontuou.
Ação em números

Foram mais de 300 voluntários levando serviços de 35 instituições parceiras, sendo 12 do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. No total, 2.803 mulheres passaram pela Ação Cidadania Para Elas num total de 6.179 atendimentos.

A ação Cidadania Para Elas é uma realização da Fiems, TV Morena e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado da Cidadania.