Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa é iniciado na Capital

Campo Grande, 5 de março de 2024

Iniciou nesta segunda-feira (4), o 3º Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos Restaurativos. O curso é oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), sob coordenação do Des. Vilson Bertelli, para atender as demandas processuais oriundas das áreas criminais e organizacionais.
A abertura do curso foi ministrada pelo professor e doutor José Henrique Kaster Franco, o qual abordou o tema “Cultura de Paz. Complexidade do fenômeno violência. O que são ações não-violentas? Correlação Justiça Restaurativa e Cultura da Paz”. As aulas presenciais seguem até sexta-feira, no período matutino e vespertino, na sede do Nupemec em Campo Grande.
Ao total, o curso possui 40 horas-aula presenciais de teorias e práticas, 20 horas-aula de estágio supervisionado e 10 horas-aulas teóricas pela Plataforma Virtual AVA, totalizando 70 horas-aula em sistema híbrido, conforme molde sugerido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Secretaria do Nupemec e da Justiça Restaurativa é o órgão do Tribunal de Justiça responsável pelo desenvolvimento da política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses, estabelecida pela Resolução CNJ n. 125/2010; pela instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos; em promover treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, facilitadores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de soluções de conflitos, entre eles das metodologias da Justiça Restaurativa; além de ser o responsável por abrigar e promover as iniciativas da Justiça Restaurativa nos moldes da Resolução n. 225/2016 do CNJ.
Fonte: TJMS